Compartilhar
Outubro Rosa: diagnóstico precoce é a chave para tratar câncer de mama
Há Por Anônimo as 15:06 - 3/10/2019 Melhor Idade
Compartilhar
O mês de outubro chegou e com ele a lembrança do cuidado com o câncer de mama. No Brasil, em 2018, foram registrados 59,7 mil novos casos de câncer de mama – o equivalente a 29,5% do total de cânceres em mulheres. Homens também podem ter a doença, porém raramente.
O diagnóstico precoce é parte essencial de um tratamento de câncer de mama bem sucedido. Por isso, o Ministério da Saúde recomenda estratégias de rastreamento, com o objetivo de detectar os tumores o mais rápido possível.
Antes da menopausa, o acompanhamento periódico com exames clínicos, feitos pelo próprio ginecologista, são suficientes. No caso de mulheres entre 50 e 69 anos, a recomendação é que seja feita uma mamografia a cada dois anos. Como não consegue detectar tumores com menos de um centímetro, o autoexame deixou de ser indicado para identificar o câncer de mama.
No entanto, ainda que o autoexame não seja mais recomendado como técnica de rastreamento do câncer de mama, continua sendo extremamente importante que a mulher conheça o próprio corpo.
Por isso, as mulheres devem apalpar e observar os seus seios para que possam notar anomalias e alterações suspeitas assim que elas surgirem.
Em caso de caroços sob a pele, dores, alterações na pele ou aparecimento de secreções, procure um mastologista.