Compartilhar
Coisas que talvez você não saiba sobre a Mamografia
Há Por Anônimo as 11:27 - 6/02/2023 Beleza
Compartilhar
No dia 05/02 foi o dia Nacional da Mamografia e hoje trouxemos a importância de fazer o exame e algumas dicas que talvez você não saiba sobre a mamografia.
O câncer de mama é o tipo de câncer mais frequente na mulher brasileira. A doença é causada pela multiplicação anormal de células na mama, que formam um tumor com potencial de invadir outros órgãos. Há vários tipos de câncer de mama, alguns têm desenvolvimento rápido, enquanto outros crescem lentamente.
Dia 05 de fevereiro foi o Dia Nacional da Mamografia, que é um exame radiológico feito nas mamas e que permite a identificação precoce do câncer de mama logo no início.
Estudos apontam que 1 a cada 10 mulheres desenvolvem o câncer de mama em algum momento da vida. É um número bastante expressivo!
Por isso a importância de realizar a mamografia na periodicidade indicada pelo médico especialista. Em média, 95% dos casos, se diagnosticados no início, têm maiores chances de cura.
O exame de mamografia é rápido, dura aproximadamente 20 a 30 minutos. Não adie! É de extrema importância na identificação da doença antes mesmo da mulher apresentar sintomas ou sentir os “famosos” caroços na mama.
E hoje vamos falar sobre algumas informações que talvez você não saiba sobre a Mamografia.
1. A mamografia deve ser iniciada anualmente a partir dos 40 anos.
O diagnóstico de câncer de mama em mulheres com menos de 40 anos é raro, representa em torno de 10% de todos os casos registrados. O exame em mulheres acima de 40 anos consegue reduzir em até 30% o número de mortes provocadas pelo câncer de mama, revelando que fazer o exame regularmente é ainda mais benéfico à saúde da mulher do que se pensava.
2. É recomendado que a mulher faça o agendamento do exame alguns dias após a menstruação.
O autoexame das mamas deve ser feito após o período menstrual. Dessa forma, os nódulos e o inchaço causados pela displasia mamária provavelmente não estarão mais presentes, tornando o exame mais confiável.
3. Evitar o uso de desodorante, cremes ou talco na região das mamas e axilas no dia do exame.
Essas substâncias podem deixar resíduos na pele que prejudicam a avaliação do exame.
4. Prótese de silicone.
As mulheres que fazem uso das próteses de silicone podem fazer mamografia tranquilamente, mas é importante avisar seu médico na hora do exame, pois pode ser importante realizar algum posicionamento complementar e até mesmo a compressão nas mamas costuma ser menor nestas pacientes.
Além disso, ao avisar o médico sobre o silicone, você dará a ele mais informações a respeito do seu quadro. Isto é importante, porque em alguns casos a mamografia pode reduzir a sensibilidade na detecção de algumas lesões na mama.
5. Vacina Covid-19.
O exame deve ser realizado antes ou quatro semanas após a vacina anticovid. A ação imunológica da vacina pode atrapalhar o resultado do exame, pois alguns imunizantes ativam linfonodos no corpo e podem causar reações adversas.
Sobre os Linfonodos
Os linfonodos atuam como filtros do nosso organismo. Apesar de mais comuns na região cervical, axilas e virilha, eles estão pelo corpo todo e, quando identificam algo que pode fazer mal ao organismo, os linfonodos produzem anticorpos.
Por isso, faça seus exames ginecológicos anualmente e siga as instruções do seu médico sobre a mamografia. Prevenir é um ato de amor com você, com seu corpo e com todos que te amam.