Compartilhar
Dicas de Autoestima para Mulheres com Câncer de Mama
Há Por Anônimo as 17:10 - 28/10/2021 Beleza
Compartilhar
O tratamento da doença atinge muito a estética da mulher, e isso mexe profundamente com aspectos emocionais, que acabam favorecendo quadros depressivos. É preciso trazer de volta a autoestima e a qualidade de vida dessas mulheres, por isso apresentamos algumas dicas de autoestima para mulheres com câncer de mama.
A autoconfiança, a estabilidade emocional, a autodeterminação, a competência e a autoestima preservam o bem-estar psicológico em qualquer fase da vida. E não deve ser deixado de lado, principalmente, diante de um tratamento tão importante quanto o do câncer.
Há cirurgias de reconstrução mamária, procedimentos estéticos e outras maneiras de conseguir se sentir melhor consigo mesma durante esse processo. Confira:
O que fazer com o cabelo?
O tratamento do câncer é tão intenso, que em alguns casos o padrão capilar do paciente pode ser alterado.
Isso acontece porque os quimioterápicos são desenvolvidos para atacar células que se multiplicam rapidamente, como as cancerosas e as do bulbo capilar (que segura o fio de cabelo). A queda normalmente atinge o couro cabeludo, mas também pode afetar sobrancelhas, cílios e demais pêlos corporais.
Existem algumas opções para lidar com a queda dos fios. É neste momento que lenços, chapéus e perucas entram em cena.
Dica especial: Verifique na sua cidade quais ONGs fazem doações ou empréstimos de perucas e lenços. A peruca, ou o lenço, tem um papel fundamental na retomada da autoestima de quem está em processo de tratamento, e consequentemente, da força de vontade para lutar contra a doença.
Maquiagem é uma grande aliada!
A maquiagem ajuda muito na hora de cuidar da aparência e autoestima de alguém que já passou ou está passando pelo câncer. Os tratamentos para a doença podem prejudicar a pele e os pelinhos do rosto, como sobrancelhas e cílios.
Peles oleosas tendem a ficar temporariamente secas e escamosas. O tom da pele pode mudar, fazendo com que a pessoa pareça mais pálida ou bronzeada. Através da maquiagem, a paciente pode dar uma cor saudável ao rosto, fazer contornos do rosto, e simular pelinhos da sobrancelha perdidos na quimio.
Mas atenção! Os produtos devem ser livres de parabenos, chumbo e álcool. Os dermatologistas podem ajudar na escolha do que usar. Maquiagens com ingredientes orgânicos, são os mais indicados para quem está fazendo quimio.
Outra dica legal sobre as makes para mulheres em tratamento contra o câncer, é hidratar a pele antes de aplicar a maquiagem, porque isso vai ajudar a impedir que ela craquele, ou destaque a pele ressecada em função dos tratamentos. Escolha um hidratante para peles sensíveis. E não esqueça: é sempre importante utilizar um protetor solar também!
É fundamental que mantenha também os lábios bem hidratados para evitar descamação e rachaduras, que podem ocorrer como resultado da quimioterapia ou radioterapia.
O blush ajuda a dar uma corzinha e vivacidade à pele, deixando o rosto com um aspecto mais saudável. Dê preferência aos blushes em creme.
Os cílios também podem ficar mais finos, leves, e menores por conta do tratamento. Para esse caso, há uma solução prática e simples, que são os cílios postiços.
Já um lápis para sobrancelha irá ajudar a preencher o formato dela. A dica especial aqui é: Combine o tom da sobrancelha com a cor do seu cabelo natural ou peruca. Para um resultado melhor:
Dica para fazer o formato da sobrancelha:
1 – Segure o lápis, ou pincel, verticalmente na aba do seu nariz para determinar onde cada sobrancelha deve começar. Faça ponto com o lápis para marcar o local.
2 – Segure o lápis, ou pincel, na diagonal do canto do nariz em direção ao centro da íris, Este é o limite para arquear a sobrancelha.
3 – Do canto do nariz, coloque a ponta do lápis no canto externo dos olhos para determinar onde a sobrancelha deve acabar.
4 – Desenhe com o lápis, ou a sombra em pó, utilizando um pincel chanfrado, e aplique um pó translúcido por cima para melhor aderência.
Outras dicas
Caso sinta ressecamento da pele ou descamação, use hidratantes que não contenham álcool. Recomenda-se cremes à base de ureia e óleos emolientes, como por exemplo, óleo de amêndoa, leite de aveia e semente de uva.
Para as manchas, o uso constante de filtro solar adequado é ótima opção, já que a quimioterapia potencializa a ação do sol na pele.
O dermatologista também pode recomendar uma loção que acelere o crescimento do cabelo e óleo para fortalecimento das unhas. Na Nissei você pode solicitar a manipulação da sua fórmula.
Os pacientes devem evitar retirar cutículas e ter cuidado ao cortar as unhas. Os homens devem tomar cautela ao fazer a barba.
Precauções como nunca dormir de maquiagem, não sair sem protetor solar, reforçar a higiene e não emprestar os pincéis são algumas das indicações necessárias.
Vem de dentro
Psicólogos afirmam que a preocupação com a aparência é muito importante durante o tratamento do câncer. A estética deve ter o foco no fortalecimento da autoconfiança, da auto aceitação e autoestima.
São pequenas atitudes no dia a dia que fazem a pessoa se sentir mais segura. O paciente fica com mais energia e capacidade de buscar sua melhora.
A insegurança causada pela perda de cabelo, oscilação do peso, problemas na pele, entre outros efeitos colaterais causados pelos tratamentos, e que podem ser notados na aparência, não pode ser tratada com indiferença.
Lembrando que a autoestima não está ligada apenas a questões estéticas, mas também, aos pensamentos e atitudes.
O primeiro passo é não se culpar pelo diagnóstico e tentar manter o pensamento positivo sempre, principalmente, diante do desgaste físico e emocional que o tratamento causa. Sentir gratidão pelas coisas mais simples e, ao mesmo tempo, mais importantes, como a possibilidade de fazer um tratamento e ter familiares e amigos por perto é fundamental para uma boa recuperação.
Durante o tratamento, é importante não abrir mão da vaidade. Mesmo que o cabelo tenha caído, usar acessórios como lenços e chapéus pode ajudar a se sentir mais confiante. Hidrate a pele, faça as unhas e escolha as roupas que vai usar todos os dias também. São pequenos gestos de autocuidado que fazem toda a diferença na evolução positiva do tratamento.
Grupos de apoio
Ter um grupo para trocar experiências e abrir o coração com pessoas que estão passando, ou já passaram, pelo mesmo que você é muito importante para o paciente com câncer, pois deixam a rotina mais leve e impactam favoravelmente na autoestima.
Além disso, cada paciente pode e deve procurar manter seus hobbies e rotina, de acordo com as possibilidades e indicações médicas, para que a sua saúde mental seja o menos abalada possível.
A saúde é importante. A estética é importante. A parte emocional caminha junto para o bem-estar da paciente. Busque o que te faz bem. Se priorize.
Não deixe de fazer seu exame de mamografia periodicamente, e lembre as mulheres de sua família, assim como suas amigas, de fazerem também!
Gostou das dicas? Compartilhe com uma amiga que precisa saber dessas informações!
Para saber mais sobre cuidados com a saúde e bem-estar, nos siga nas redes sociais! Fique por dentro também das novidades e ofertas!