Compartilhar
Ortorexia: o vício de se tornar saudável
Há Por Anônimo as 16:20 - 26/11/2020 Saúde
Compartilhar
Ainda que manter uma boa alimentação seja fundamental para a saúde, o excesso de preocupação com o tema também pode trazer riscos
Todo mundo já ouviu que manter uma alimentação saudável, equilibrada e com boa escolha dos ingredientes é essencial para garantir boa saúde, prevenir-se de diversas doenças e desfrutar de boa qualidade de vida, mas você sabia que o excesso de “cuidado” também pode ser prejudicial?
Conhecido como ortorexia, o distúrbio é caracterizado pela busca exagerada por alimentos naturais, com uma preocupação obsessiva por manter dietas saudáveis. Diferente de outras disfunções, como bulimia e anorexia, o estado não tem relação, necessariamente, com peso ou calorias, mas, sim, com a compulsão por aquilo que se come.
Por que essa preocupação se torna prejudicial, e não benéfica para o nosso corpo?
Ainda que, no momento, não faça parte da lista oficial de transtornos alimentares, a ortorexia deixa a dieta muito reduzida. Assim, alimentos importantes são excluídos, ocasionando deficiências nutricionais, como problemas de pele, anemia e até problemas de frequência cardíaca.
Em geral, são consumidos apenas ingredientes considerados “puros”, ou seja, sem adição de agrotóxicos ou conservantes, com baixo índice glicêmico, baixos níveis de gordura e açúcar, além de alimentos que não sejam de origem animal. As restrições não param por aí: o cuidado excessivo com a preparação dos alimentos e até a perda do convívio social — uma vez que os portadores do distúrbio deixam de sair para evitar lugares que não sigam à risca a dieta — são outros sintomas do mal. Caso haja o consumo “inadequado” de determinados alimentos, é comum que sentimentos como ansiedade e culpa tomem conta do indivíduo.
Para o tratamento, é necessária uma equipe multidisciplinar, composta de médicos, psicólogos e outros especialistas. Lembrando que o distúrbio ocorre em casos de restrições extremas, mas manter uma rotina de alimentação e hábitos saudáveis é, sim, recomendado. Em caso de dúvidas, procure um médico.
Com os Serviços Avançados Nissei (SAN), você encontra cuidados para o controle de diabetes, hipertensão, colesterol e perda de peso. O atendimento conta com o acompanhamento de farmacêuticos, controle de medicações e realização de exames, conforme a necessidade. Para saber mais, procure a unidade mais próxima ou acesse nosso site.