Compartilhar
Endometriose: O que é, sintomas e tratamento
Há Por Anônimo as 15:35 - 26/07/2022 Beleza
Compartilhar
A endometriose é um dos assuntos mais comentados do momento, que está em foco devido ao alarmante comunicado que a cantora Anitta fez recentemente sobre a doença. Mas quais são os sintomas e qual exame fazer para saber se você tem endometriose ou não?
De acordo com a Anvisa, a endometriose afeta cerca de 10% da população feminina brasileira, sendo mais frequente entre mulheres de 25 a 35 anos de idade. Apenas em 2019, 11.790 brasileiras foram internadas por conta da doença.
A doença apresenta alguns sinais de alerta, como cólicas menstruais, que não passam mesmo com uso de medicação. É normal ter cólica durante o período menstrual, porém não quando a dor é imensa e a impede de realizar as atividades do dia a dia, e exercícios físicos.
O que é endometriose?
No útero saudável, o endométrio, que é uma mucosa que reveste a parede interna do útero, é sensível às alterações do ciclo menstrual, e é onde o óvulo depois de fertilizado se implanta. Se não houver fecundação, uma parte do endométrio é eliminada durante a menstruação. O restante do endométrio que fica no útero, cresce novamente, e todo o processo se repete a cada ciclo menstrual.
Na endometriose, as células do endométrio, ao invés de serem expelidas, vão para o sentido oposto e se depositam nos ovários ou na cavidade abdominal. E lá, elas voltam a multiplicar-se e provocam o sangramento.
Endometriose profunda é a forma mais grave da doença. É quando o endométrio, está presente fora da cavidade uterina e penetra profundamente nos órgãos da região, lesionando-os.
Endometriose intestinal, acontece quando parte do tecido do útero cresce no reto e no intestino grosso.
Sintomas da endometriose
Os sintomas da doença podem variar de mulher para mulher, causando sérias dificuldades na vida da paciente afetada.
Além da cólica intensa, a doença costuma estar associada a outros sintomas, como dores profundas na vagina ou na pelve, mesmo que não relacionada à menstruação.
- Cólica muito intensa antes ou durante a menstruação
- Dispareunia: Dor durante as relações sexuais
- Fortes dores abdominais
- Sangramentos intestinais e urinários durante a menstruação
- Infertilidade*
- Sangramento menstrual intenso e irregular
- Prisão de ventre ou diarréia
- Dor ao evacuar
- Inchaço na barriga
- Cansaço excessivo
*A fertilidade pode ser restabelecida com tratamento adequado.
Como é feito o diagnóstico da endometriose?
A recomendação é que pacientes com esses problemas insistam com seu médico para realizar uma investigação de sintomas. Exames de imagem, como ultrassom pélvico ou transvaginal, ou ressonância magnética, validam o diagnóstico.
O ginecologista também pode solicitar uma videolaparoscopia, que é um procedimento cirúrgico menos invasivo, que permite confirmar a endometriose e verificar a localização, tamanho e quantidade dos tecidos do endométrio implantados em outras partes do corpo.
Tratamento da endometriose
Mulheres mais jovens podem optar por utilizar medicamentos que suspendem a menstruação, como a pílula anticoncepcional, indicada pelo médico responsável. O medicamento irá ajudar a controlar as dores e minimizar a progressão da doença.
Lesões maiores de endometriose devem ser retiradas cirurgicamente. A remoção dos ovários e do útero pode ser uma alternativa de tratamento, caso a mulher queira.
A endometriose é uma doença crônica, que dura por toda a vida, e regride espontaneamente com a menopausa, por conta da queda na produção dos hormônios femininos. A endometriose não tem cura.
Lembre-se:
Não é normal que uma mulher sinta fortes cólicas, ela deve procurar um médico, para poder ter um diagnóstico de acordo com os sintomas, e orientação no tratamento.
É uma doença que acomete mulheres na fase reprodutiva e interfere na qualidade de vida. Ao obter o diagnóstico positivo para a doença, inicie o tratamento adequado para o seu caso.
Não deixe de investigar os sintomas, caso você tenha, e lembre as mulheres de sua família e amigas para fazerem o mesmo!
Para ajudar nas dores de cólica, a Nissei possui uma variedade de medicamentos para cólicas menstruais, além de outros produtos como bolsas térmicas, que podem ser usadas em temperaturas frias ou quentes para aliviar a dor e o incômodo.
Sofre com TPM? Você não está sozinha! Confira essas dicas para aliviar os sintomas da TPM.
Gostou das dicas? Compartilhe com uma amiga ou familiar que precisam saber dessas informações!
Para mais informações sobre cuidados com a saúde e bem-estar, nos siga nas redes sociais! Fique por dentro também das novidades e ofertas!