Compartilhar
Transtornos Psicológicos – Como Lidar Melhor com Crises
Há Por Anônimo as 15:47 - 16/09/2021 Saúde
Compartilhar
Você sabia que 86% dos brasileiros sofrem com algum transtorno mental? Transtornos psicológicos afetam o emocional, a qualidade de vida e o bem-estar das pessoas, os mais comuns são depressão e ansiedade. Separamos para você algumas informações importantes, e dicas de como evitar e aliviar as crises.
Muito se fala na importância do cuidado com a saúde mental, mas o que você tem feito para cuidar da sua?
São sintomas que muitas vezes são ignorados, e muitos ainda insistem em dizer que são “frescura”, porém as doenças psicológicas devem ser tratadas com muito cuidado e atenção, já que podem ser graves. Devemos mudar o rótulo que tais doenças ainda carregam.
Os problemas psicológicos afetam a vida do paciente e de todos à sua volta, no trabalho, nos estudos, na vida familiar e na vida pessoal, além da somatização, que pode resultar enfermidades físicas, como úlceras e infartos.
Em alguns casos, a gravidade causa tanto sofrimento, que o indivíduo pode chegar até mesmo a cometer suicídio. Portanto, ao perceber qualquer sintoma, não sinta vergonha e procure imediatamente um especialistas (psicólogos ou psiquiatras) que é fundamental para auxiliar no restabelecimento do equilíbrio emocional.
Saiba mais sobre Depressão
Conhecido como o mal do século! É o distúrbio mais comum do mundo, caracterizado por sintomas como: tristeza profunda, pessimismo, diminuição de interesse e prazer pela vida, por vezes, sem um motivo evidente. Ainda há quem sofra com problemas físicos decorrentes da depressão, como por exemplo: dor de cabeça incessante, insônia frequente e perda ou ganho exacerbado de apetite.
Mas preste muita atenção! A depressão é diferente de uma tristeza corriqueira. Quando você está se sentindo triste ou frustrado, e um passeio pelo parque é suficiente para te fazer melhorar o humor e o bem-estar, trata-se apenas de apenas um episódio comum de todo ser humano, que não precisa de suporte especializado. Mas, quando os sentimentos duram muito tempo e são muito intensos, a ponto de piorar o convívio social, atrapalhar sua rotina profissional, e afetar a saúde, é um sinal para você procurar ajuda o mais breve possível.
Saiba mais sobre Ansiedade
O transtorno de ansiedade é caracterizado por preocupações ou medos extremos, ou seja, reações físicas intensas e frequentes, que também surgem sem motivo aparente, ou por motivos incapazes de justificá-la.
Dessa forma, a pessoa fica impedida de relaxar sempre acompanhada da constante sensação de que algo ruim vai acontecer. A pessoa ainda pode ter taquicardia, sudorese, palpitação, insônia, tremores, boca seca, dor de cabeça e tonturas.
Saiba mais sobre TOC (Transtorno Obsessivo Compulsivo)
O Transtorno Obsessivo Compulsivo atinge mais de 4,5 milhões de brasileiros, e já é o segundo transtorno mais comum, ficando atrás da depressão.
O TOC caracteriza-se por ideias ou pensamentos intrusivos na mente (obsessões), que podem gerar comportamentos compulsivos (compulsões). Pode-se apresentar com predomínio de pensamentos obsessivos, de atos compulsivos ou com os dois sintomas associados. Quem sofre de TOC sabe que esses pensamentos não têm nexo causal de verdade, mas a intrusão e força deles não permitem controle gerando ansiedade e comportamento repetitivo.
O que caracteriza uma pessoa portadora ou não é a intensidade dos pensamentos. Não é porque uma pessoa é organizada, que ela necessariamente tem TOC. São obsessões e compulsões frequentes e repetitivas, que consomem tempo e causam sofrimento. Como por exemplo: checar consecutivamente se a porta está trancada, lavar as mãos diversas vezes seguidas e organizar objetos simetricamente.
O tratamento consiste em terapia, seja com psicoterapia ou em alguns casos, medicamentos receitados, ou ambos.
Lembre-se: Você não deve se auto diagnosticar, consulte um especialista.
Como lidar melhor com as crises?
É sempre importante ter ajuda e acompanhamento de um profissional especializado, e estimular que familiares e amigos que sofram com algum dos sintomas dos transtornos psicológicos, busquem tratamento o mais rápido possível. Pequenas ações no dia a dia também podem ajudar a relaxar, como meditar, assistir um filme de tema leve e divertido, tomar um chá e comer um chocolate, por exemplo. Confira mais dicas:
Terapia:
A vida pode se tornar mais simples com terapia. O intuito das sessões é tratar problemas emocionais, comportamentais e psicológicos. O paciente consegue falar e refletir sobre seus comportamentos e sentimentos, com a ajuda do profissional para orientá-lo a atingir maior equilíbrio emocional.
A psicoterapia desempenha um papel importante para controlar e aliviar os sintomas de transtornos psicológicos.
Florais:
São produtos terapêuticos, compostos extraídos das flores, indicados para tratar desequilíbrios emocionais.
Os florais são completamente naturais, e não tem contraindicações. São 38 tipos diferentes de essências que ajudam a controlar emoções negativas do corpo, como ansiedade, estresse, preocupação e indecisão.
A Organização Mundial da Saúde reconhece os florais como tratamento natural. No Brasil, as práticas Integrativas e Complementares do SUS também recomendam os florais.
Mas atenção, os florais não são medicamentos para tratar ansiedade, depressão, ou quaisquer outros transtornos psicológicos, mas sim um suporte, para ser utilizado como complemento de um tratamento feito com um especialista.
Consulte um especialista e escolha o floral ideal para você no site da Nissei.
Aromaterapia:
Existem vários estudos comprovando que os óleos essenciais são eficazes no auxílio do combate dos sintomas da ansiedade. Um dos benefícios é a diminuição de 24% do nível de ansiedade e estresse após a aromaterapia.
O cheiro dos óleos essenciais causam efeitos calmantes, e para efeitos duradouros é preciso manter frequência no uso. Invista em difusores de ambientes e use 1 hora por dia com o aroma que você preferir.
Abraço Borboleta:
Você conhece a técnica de autoajuda chamado “abraço de borboleta”? É um método que foi criado para auxiliar pacientes de desastres naturais. E desde então, tem sido utilizada em crianças e adultos, em diversas situações.
A tática ajuda a fazer a mudança de estado emocional – quando precisa rapidamente fazer uma regulação da sua emoção.
O abraço ajuda a processar emoções e sensações desagradáveis, provindas de experiências estressantes. Auxilia na estimulação bilateral do cérebro, o que faz a pessoa acalmar.
Como fazer? Faça uma borboleta com as mãos, com os polegares entrelaçados, e posicione as mãos logo abaixo da clavícula.
Como se fosse as asas da borboleta, dê uns tapinhas leves lentamente, alternadamente, uma mão de cada vez. Se quiser, feche os olhos. Faça isso por alguns minutos.
Pode-se utilizar essa técnica antes de dormir, pois ajuda a induzir o sono.
Stop para Ansiedade:
– Respire fundo repetidamente
– Escolha uma letra
– Escolha uma categoria: animais, cidades, comidas, etc
– Se você escolheu a letra A e a categoria “animais” escreva todos animais que conseguir, que começam com a letra A
– Depois passe para outra categoria
– Faça isso pelo tempo que achar necessário, até achar que sua ansiedade diminuiu
As dicas isoladas não irão evitar que você tenha crises futuramente, e pode não funcionar para todos. Reforçamos a importância de um tratamento com acompanhamento profissional e especializado. E não esqueça que você não está sozinho, e que vai melhorar.
Gostou das dicas? Compartilhe com um amigo!
Para saber mais sobre cuidados com a saúde, nos siga nas redes sociais! Fique por dentro também das novidades e ofertas!