Compartilhar
Saiba quais (maus) hábitos acabam com sua pele e fuja deles
Há Por Anônimo as 16:25 - 4/03/2021 Saúde
Compartilhar
Não é só a falta de protetor solar que pode ser prejudicial. Falta de sono, alimentação inadequada e sedentarismo também causam estragos na pele
Há quem acredite que basta protetor solar nos dias de sol para cuidar da pele. Mantê-la saudável exige muito mais do que isso. Alguns hábitos adotados no dia a dia e entendidos como normais têm, com o tempo, o efeito de pequenas marteladas em uma peça de porcelana: podem deixar marcas que não serão mais apagadas. Tabaco, poluição, má alimentação, noites mal dormidas, beber pouca água e sedentarismo estão entre eles.
Para evitar o envelhecimento precoce da pele, listamos oito hábitos que você precisa abandonar o quanto antes. Juntamente com os cuidados tradicionais – limpeza, hidratação, proteção à luz solar – uma mudança de agenda pode auxiliar na manutenção da pele saudável por mais tempo.
Não usar hidratante
Não é vaidade, é necessidade. Enquanto o uso do hidratante adequado para cada tipo de pele garante boa elasticidade, a falta dele, ou seja, uma pele desidratada, vai gerar rugas e mais flacidez. O envelhecimento reduz as glândulas sebáceas em tamanho e quantidade, o que contribui para o ressecamento da pele. E esse ressecamento superficial pode se transformar em alergias e coceira, e reduzir a elasticidade da pele.
Falta de protetor solar
Além de contribuir para o envelhecimento precoce da pele, a ausência de filtro solar para quem se expõe ao sol pode causar lesões pré-malignas, como as queratoses actínicas; manchas escuras, como as melanoses solares, ou ainda a diminuição da imunidade da pele, o que contribui para infecções locais. Pode agravar também doenças pré-existentes, incluindo o melasma e a rosácea, e diminuir os mecanismos de defesa da pele, deixando-a vulnerável à herpes simples e outras doenças infecciosas.
Sedentarismo
A falta da prática de exercícios não está relacionada apenas ao ganho de peso ou funções cardíacas. Atividades regulares e com determinada intensidade auxiliam na melhoria do metabolismo, na circulação sanguínea da pele, oferecem qualidade de sono e reduzem o estresse enquanto combatem a gordura localizada, a celulite e a flacidez.
Noites mal dormidas
Se o sono é de má qualidade – menos de oito horas, agitado, aquele dorme e acorda sem parar – o organismo não produz na dose certa os hormônios rejuvenescedores, como o hormônio do crescimento e também a melatonina, que combate os radicais livres, retarda o envelhecimento precoce da pele e é antioxidante. É nesse estágio que as células da pele produzem colágeno para se renovar. Se você dorme pouco, o organismo tem pouco tempo para executar funções tão importante para sua saúde.
Má alimentação
O açúcar em excesso é responsável pela glicação, processo de envelhecimento celular em que o açúcar se liga às proteínas da pele, como o colágeno, e provoca sua rigidez. O que faz com que ela perca sua capacidade de elasticidade, contribuindo para a flacidez e as rugas. Já a gordura se acumula no tecido subcutâneo de maneira irregular, dando origem à gordura localizada e à celulite.
Assim, Dê preferência por um cardápio rico em vegetais, frutas diversas, cereais, hortaliças e leguminosas. São eles que vão te defender dos radicais livres e fornecer antioxidantes que barram a ação desses inimigos da pele.
Beber pouca água
Falta de hidratação faz mal ao organismo todo. A recomendação dos médicos de pelo menos dois litros de água por dia serve também para a pele. É com a água que hidratamos de dentro para fora. A desidratação da pele, seja ela seca, oleosa, normal ou mista, dá origem às temidas linhas de expressão.
Bebida alcoólica em exagero
O álcool em doses elevadas é um perigo para a pele porque interfere no processo de cicatrização. E aí, espinhas podem demorar a secar ou ainda deixar cicatrizes. Mais: também atrapalham a circulação sanguínea e a produção de colágeno. Portanto, beba com moderação.
Tabaco
Além de não trazer benefício algum ao ser humano (ao contrário do que alguns fumantes imaginam, o tabaco é também indutor de ansiedade), fumar traz prejuízos enormes à pele. A nicotina e o tabaco liberam elementos que dificultam a circulação sanguínea e a recepção de nutrientes pelas camadas da pele. Também retardam a produção de colágeno, que contribui para o aparecimento de rugas e a flacidez no rosto e no corpo.
Para quem deseja parar de fumar, a Rede de Farmácias Nissei conta com o SAN, os Serviços Avançados Nissei. O programa oferece o Parar de Fumar, que auxilia quem quer deixar a dependência do cigarro. Cada caso é avaliado individualmente, para que seja traçado um plano terapêutico e de aconselhamento comportamental que leve o paciente a abandonar o vício. Acesse o site e conheça o programa.