Compartilhar
Saiba como aliviar os sintomas da ansiedade durante a pandemia
Há Por LUANA PEDROSO DOS SANTOS as 19:04 - 27/10/2023 Saúde
Compartilhar
Filtrar notícias, criar uma rotina e mudar alguns hábitos pode ter forte influência para diminuir estresse; caso os sintomas persistam,é importante procurar ajuda de um especialista.
Falta de ar, coração acelerado e uma sensação de aperto são alguns dos sintomas da ansiedade. Com o isolamento devido à pandemia da COVID-19 — além das preocupações com a saúde, economia e desemprego — o número de pessoas estressadas tende a aumentar. De acordo com um estudo publicado pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), as ocorrências de ansiedade e estresse tiveram um aumento de 80% durante o período de isolamento.
Por isso, pensando em contribuir para o momento, listamos algumas dicas que podem ajudar a aliviar os sintomas em meio à pandemia.
Crie uma rotina
Ainda que seja mais difícil de fazer quando se está em casa, ter uma rotina faz toda a diferença. Pode até parecer simples, mas ter horários pré estabelecidos para dormir, acordar, comer, fazer as tarefas do trabalho ou escola, assim como para outras atividades do dia a dia, ajuda o cérebro a se organizar durante o período de isolamento.
Além disso, horários estruturados também são uma ótima ferramenta para boas noites de sono. À medida em que o momento de deitar e levantar forem regulados, a tendência é que a qualidade do sono aumente, diminuindo a insônia.
Filtre as informações
O excesso de informações negativas que recebemos pode ser um fator para desencadear a ansiedade. Por isso, ainda que seja fundamental estar informado sobre os acontecimentos relacionados à pandemia, é importante não ficar ligado durante todo o dia nos noticiários. Assim, a dica é escolher um momento específico para se atualizar.
Por outro lado, também deve-se estar atento às fake news. Muitas vezes, notícias falsas que circulam em redes sociais, podem ser foco de angústia, sobretudo para esse momento. Por isso, é importante buscar informações apenas em veículos confiáveis ou em fontes oficiais, como o Ministério da Saúde, por exemplo.
Faça exercícios físicos
A prática de exercícios físicos também é uma aliada no combate ao estresse, melhorando os níveis de ansiedade, disposição e, até mesmo contribuindo para a concentração e qualidade do sono.
Assim, dar algumas voltas na quadra, fazer pequenas caminhadas, exercícios de alongamento dentro de casa ou aulas de dança, treinos e outras atividades online, são algumas alternativas para não ficar parado durante o isolamento. Em geral, todas as práticas de exercícios físicos são importantes para aliviar a tensão.
Cuide da alimentação
Além de contribuir para o melhor funcionamento do organismo, a alimentação saudável também está ligada à redução da ansiedade. Se por um lado dietas mais restritivas podem aumentar os hormônios do estresse e piorar o humor, por outro, a alimentação rica em vitaminas, fibras e minerais, está relacionada com a produção de hormônios que aumentam o prazer e satisfação.
Assim, o período de isolamento pode ser uma ótima oportunidade para repensar o cardápio, variando os alimentos, optando pelos mais coloridos e evitando o excesso de gorduras. Além disso, é importante ressaltar que, longos períodos de jejum, pulando as principais refeições do dia, podem alterar o bem-estar mental.
Escolha atividades que te acalmam
Ficar “desconectado” da realidade por um tempo é uma alternativa para descansar a mente. Ler um livro, assistir um filme, desenhar, escrever ou até mesmo danças, podem ajudar a aliviar a tensão. O importante é escolher atividades que sejam prazerosas e que possam ser integradas em sua rotina.Lembrando que, para níveis elevados de ansiedade ou em casos de dificuldade para controlar o estresse, é fundamental procurar ajuda de um especialista. No momento, os atendimentos para terapia estão sendo feitos remotamente e, em alguns casos, presenciais.
De acordo com a orientação que o especialista lhe receitar, conte com a Nissei que oferece medicamentos a preços baixos além do serviço para realizar manipulação, onde as fórmulas passam por um rigoroso controle de qualidade em todos as etapas do processo, da entrada do receituário à retirada do fórmula pronta. Para mais informações, entre em nosso site.