Compartilhar
Quais as vantagens de utilizar umidificadores para o ambiente?
Há Por Anônimo as 11:23 - 10/07/2020 Saúde
Compartilhar
Além de reduzir a poeira e lubrificar as vias aéreas, os aparelhos são benéficos para melhorar a saúde da pele; umidificadores são ideais para estações mais secas, mas devem ser usados com cuidado
Com o início do inverno, todo mundo já sabe: é época de tempo seco. Além do frio, a baixa umidade do ar — mais comum entre os meses de julho e agosto — pode fazer com que outras partes do corpo como nariz, garganta e os olhos também sofram, sobretudo em quem tem alergias ou outras doenças respiratórias. Nestes casos, o umidificador de ar surge como um aliado para aliviar os efeitos da estação.
Indicado para lugares secos, esses aparelhos têm como objetivo aumentar a umidade do ar para um nível que seja adequado à saúde e bem-estar do corpo, facilitando, assim, a respiração. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS) é ideal que a umidade esteja entre 40% a 70%. Por isso, se você sofre com alergias, hemorragias nasais, doenças respiratórias como asma ou até mesmo resfriados, o aparelho pode ser uma boa opção para adquirir nesse inverno.
Com o ambiente mais úmido, as vias aéreas são lubrificadas, favorecendo a recuperação de quem está doente e até mesmo atuando como forma preventiva para evitar o surgimento de novos resfriados durante o inverno, já que diminui sintomas como congestão nasal e garganta seca. Além disso, como reduz a poeira e umidifica as mucosas nasais, também é benéfico para melhorar a saúde da pele.
Por outro lado, também é preciso estar atento. O excesso de umidade pode ser prejudicial à saúde, além de facilitar a proliferação de fungos e bactérias. Por isso, a recomendação é não deixar o aparelho ligado por mais de quatro horas; trocar a água e limpar os reservatórios a cada utilização; ligar cerca de duas a três horas antes de dormir e depois desligá-lo; e deixá-lo longe de objetos que podem reter a umidade, como almofadas ou cortinas.
Em relação ao modelo dos umidificadores, é possível escolher o que mais se adeque a cada situação. Para quem já possui ar condicionados, pode optar pelo aparelho central, geralmente embutido no sistema. Os evaporativos utilizam uma espécie de ventilador para levar o ar mais úmido, enquanto os vaporizados jogam o vapor de água no ar. Já os ultra-sônicos funcionam por meio de vibrações.
Além disso, para quem sente mais frio, existem também os umidificadores de ar quente, que aquecem a água no seu interior e a jogam no ar. Ainda assim, é preciso tomar cuidado, já que a alta temperatura pode causar queimaduras e o ar muito quente e úmido também favorece a proliferação do mofo. Por outro lado, os umidificadores de ar frio esfriam a temperatura ambiente.
Em caso de dúvidas, procure seu médico. Além de medicamentos para alergia e resfriados, a Nissei possui também aparelhos umidificadores de ar. Para saber mais, procure a unidade mais próxima ou entre em nosso site.