Compartilhar
Protetor solar: quando e quanto aplicar?
Há Por Anônimo as 19:00 - 17/12/2020 Saúde
Compartilhar
Indispensável no verão, filtro solar requer cuidados com a forma de aplicação, a quantidade correta e a escolha da marca
Que o protetor solar é indispensável na estação mais quente do ano, todo mundo sabe, mas você sabia que existe uma forma correta para aplicá-lo? Desde a quantidade, o fator de proteção e até a textura, é importante estar atento para não “invalidar” a ação do produto na pele.
Em primeiro lugar, vale ressaltar a importância do seu uso. Ainda que possa parecer repetitivo, de acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), 62% dos brasileiros não utilizam protetor solar. Por isso, esteja em casa ou na rua, não esqueça de usá-lo.
Escolha bem o produto e acerte na quantidade
Esteja atento ao seu tipo de pele. Coberturas mais leves e com secagem mais rápida podem ser indicadas para quem possui a pele mais oleosa, já que essas características auxiliam na absorção. Já para peles mais secas, filtros com a textura mais cremosa podem ser a melhor alternativa.
Com o produto definido, vamos à quantidade. De modo geral, o correto é usar a medida de uma colher de chá. Assim, use uma colher de chá para rosto, cabeça e pescoço; uma para o torso; uma para cada braço e cada perna.
Após a aplicação, o próximo passo é distribuir bem o protetor. Produtos em creme devem ser espalhados com movimentos circulares, enquanto as fórmulas em gel requerem uma aplicação com movimentos em sentido único, a fim de não danificar a cobertura. Já produtos em spray devem ser usados em quantidades maiores e absorvidos naturalmente, sem espalhar com as mãos. Lembrando que a aplicação deve ocorrer 15 minutos antes da exposição ao sol e a cada três horas.
Em relação à proteção, o ideal é que seja, no mínimo, de FPS 30, sendo indispensável que atue contra os raios UVA e UVB. No primeiro caso, os raios reduzem a defesa do corpo e, também, são responsáveis pelo aparecimento de câncer de pele. Já os raios UVB são os maiores responsáveis pelo surgimento dessa doença. Assim, é preciso estar atento às suas características: peles mais claras, por exemplo, exigem um maior fator de proteção.
Cuide do rosto
A recomendação de escolher o melhor produto também vale para o rosto. Como possui necessidades diferentes, o correto é não utilizar o mesmo protetor do corpo na região facial. Isso porque, enquanto um precisa de filtros com uma composição mais “pesada”, o outro requer fórmulas mais leves e com melhor absorção.
Além disso, não esqueça dos lábios: fotoprotetores labiais hidratam a região, assim como previnem lesões, e também devem ser reaplicados durante o dia.
A Nissei possui uma variedade de produtos para todos os tipos de pele. Além de protetores solares de diferentes fórmulas e texturas, você encontra hidratantes, pós-sol e outros itens para cuidados durante o verão. Você encontra protetores com ofertas a partir de R$12,90 por tempo limitado ou enquanto durar o estoque no período. Confira mais informações de produtos em uma de nossas unidades ou em nosso site.