Compartilhar
Os exercícios mais indicados para quem já chegou à melhor idade
Há Por Anônimo as 11:57 - 4/09/2019 Melhor Idade
Compartilhar
Para qualquer idade, a regra é a mesma: não pode ficar parado. Junto da alimentação e de hábitos saudáveis, a prática de exercícios físicos é um dos fatores determinantes para a saúde. Com o envelhecimento, o enfraquecimento dos ossos, a falta de equilíbrio e a perda de músculos prejudicam a agilidade. No entanto, estudos mostram que quem não deixa de lado a atividade física na melhor idade vive mais e melhor.
Nessa fase, os benefícios começam a chegar com, pelo menos, 150 minutos (2h30m) de exercícios por semana e praticamente todos os esportes contribuem para a qualidade de vida. Porém, alguns são melhores para casos típicos desse momento da vida.
A perda cognitiva e de memória, por exemplo, pode ser combatida com esportes como tênis, vôlei ou lutas, que demandam agilidade motora, atenção e raciocínio rápido. Já a musculação e a corrida são indicadas para quem quer recuperar massa muscular e óssea. Exercícios de força, como agachamento e prancha, são aliados no combate à perda de equilíbrio. Por fim, a dança, que estimula neurotransmissores que relaxam e melhoram o humor (como dopamina, serotonina e endorfina) ajuda no combate à depressão.
Vale lembrar que a opinião médica é importante para descobrir quais os exercícios mais adequados para cada pessoa.