Compartilhar
Novembro Azul alerta os homens para o cuidado com a saúde
Há Por Anônimo as 15:18 - 7/11/2019 Saúde
Compartilhar
Depois do Setembro Amarelo, campanha de conscientização sobre saúde mental, e do Outubro Rosa, de prevenção ao câncer de mama, chegou a vez do Novembro Azul. A campanha do Novembro Azul chega para lembrar aos homens que eles também devem cuidar da saúde, incluindo a realização de exames de rotina para prevenir o câncer de próstata.
A próstata é uma glândula que só o homem possui e que se localiza na parte baixa do abdômen, logo abaixo da bexiga e à frente do reto (parte final do intestino grosso). Ela produz parte do sêmen, líquido espesso que contém os espermatozoides liberado durante o ato sexual.
Em 2019, no Brasil, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a expectativa de vida ao nascer é de 80 anos para mulheres e de 73 anos para homens. E homens morrem mais cedo do que as mulheres em qualquer lugar do mundo. Junto de componentes genéticos e hormonais, homens morrem antes por diferenças ocupacionais e comportamentais – incluindo a quantidade de idas ao médico.
Fazendo menos consultas de rotina, diminui a chance de que doenças, como o câncer, sejam detectadas precocemente. Segundo o Instituto Nacional do Câncer, vinculado ao Ministério da Saúde, no Brasil, o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens (atrás apenas do câncer de pele não-melanoma). O câncer da próstata é considerada uma doença da terceira idade – cerca de 75% dos casos no mundo ocorrem a partir dos 65 anos.
E você – já marcou a sua consulta neste Novembro Azul?