Compartilhar
Muito tempo sentado? Conheça alguns exercícios que podem aliviar as dores
Há Por Anônimo as 9:23 - 12/06/2020 Saúde
Compartilhar
Alongamentos, fortalecimento dos músculos e manter uma boa postura são alguns aliados na luta contra dor nas costas
Dor nas costas, no pescoço e tensão muscular não são sintomas do coronavírus, mas certamente aumentaram durante o período de isolamento. Com a recomendação de ficar em casa e, muitas vezes, sem um ambiente adequado para o trabalho, passar horas sentado se torna mais comum e quem sofre com isso é o nosso corpo. Para reduzir as dores e evitar que um pequeno desconforto postural se agrave, separamos alguns exercícios simples que vão dar aquela sensação de relaxamento.
Alongamentos
Além de ativar a circulação, diminuir eventuais dores e os efeitos do cansaço, o alongamento é importante para melhorar a resposta do corpo em relação aos estímulos enviados pelo cérebro. Assim, também é uma excelente ferramenta para diminuir o estresse e dar mais disposição — fundamental nesse período de quarentena.
Inicialmente, comece pela região da cabeça, flexionando o pescoço para os dois lados. Nos ombros, faça movimentos de “girá-los” para frente e para trás; A partir disso, continue nos braços — esticando-os para cima, baixo, esquerda e direita; seguindo para a coxa, panturrilhas e lombar, tentando encostar as mãos na ponta dos pés sem flexionar o joelho. Esse exercício pode ser feito com as pernas abertas ou fechadas. Além disso a famosa “espreguiçada” ao acordar já é um ótimo alongamento para o corpo.
Exercícios para fazer deitado
Além dos exercícios feitos em pé, é possível alongar o corpo com ele sentado ou deitado. Se feitos com frequência, tem grande atuação na prevenção das dores. Com a barriga virada para cima, aproxime os joelhos e os abrace. Fique na posição por alguns segundos, descanse e repita o movimento.
Agora sentado, encoste em uma parede com a coluna ereta. Com as pernas esticadas, estenda as mãos em direção aos pés e fique por alguns segundos. Ainda na mesma posição, afaste as pernas e tente alcançar um dos pés com as mãos, repetindo também do outro lado.
Exercícios de fortalecimento
Fortalecer a musculatura também é indispensável para evitar as dores. Para a região do tronco, as abdominais, pranchas, agachamento e flexão, são alguns exercícios recomendados. Durante o período de quarentena, as atividades podem ser feitas em casa e, mesmo que não tenha peso, já ativam a região trabalhada.
Por outro lado, é preciso ter cuidado com o efeito rebote: exercícios feitos incorretamente podem sobrecarregar algum músculo e facilitar as lesões. Assim, para quem não tem muita prática, a recomendação é começar aos poucos e, se possível, com a orientação de um profissional.
Ative a circulação
Você já sentiu dor nos pulsos e joelhos? Isso acontece porque longos períodos sentados são prejudiciais para o corpo. A má circulação e o esforço repetitivo de passar horas em frente ao computador, dificulta a passagem de nutrientes e hormônios, aumentando a sensação de cansaço, além de sobrecarregar as articulações.
Nestes casos, algumas pausas durante o dia para pequenas caminhadas — ainda que dentro de casa — e alongamento das regiões mais prejudicadas podem aliviar e até evitar o surgimento das dores. Abrir e fechar as mãos, de preferência utilizando uma bolinha de borracha, também é eficaz para o relaxamento, já que as mãos são constantemente utilizadas nos computadores.
Vale lembrar que os exercícios e alongamentos atuam de forma preventiva ou aliviando pequenos desconfortos. Para fortes dores musculares ou antes de utilizar medicamentos analgésicos, é importante procurar um especialista. A Nissei possui uma variedade de medicamentos e produtos específicos para problemas musculares. Para mais informações, procure a unidade mais próxima ou acesse nosso site.