Compartilhar
Resfriado, gripe ou Covid-19? Conheça os sintomas e não entre em pânico
Há Por Anônimo as 18:11 - 14/05/2021 Saúde
Compartilhar
Dor de cabeça, coriza, tosse, febre são sintomas tanto das infecções dos vírus influenza quanto do novo coronavírus, mas quadro de Covid-19 costuma ser mais longo e intenso
Febre? Pode ser gripe, mas também pode sinalizar Covid-19. Tosse? Se for leve, pode ser apenas resfriado; seca, pode ser também gripe ou Covid-19. Mas então, em um momento de pandemia, com números ainda assustadores de casos confirmados e vítimas, e com a chegada dos dias mais frios e, com eles, as incômodas doenças respiratórias, como distinguir sintomas comuns ao resfriado, gripe e infecção pelo novo coronavírus?
As três doenças afetam o trato respiratório, mas são causadas por agentes diferentes. Enquanto a Covid-19 é causada pelo vírus SARS-Cov-2 e a gripe pelo Influenza (A, B ou C), o resfriado pode ter origem em alguns vírus, especialmente o rinovírus e o adenovírus.
Os sintomas de resfriado costumam ser mais leves e vão embora em menos tempo; em torno de três dias a pessoa começa a se sentir melhor. Tosse, espirro, coriza ou nariz entupido, dores no corpo e aquele incômodo chato costumam aparecer quando se está resfriado.
A gripe costuma vir acompanhada de sintomas um pouco mais intensos, como febre e dor de cabeça. Mas também apresenta tosse seca, dores no corpo, dor de garganta eventual, fadiga, mal estar e calafrios. Em crianças, pode apresentar diarreia. O período de incubação do vírus (entre o contágio e o surgimento dos sintomas) é de quatro dias, em média.
A doença pode apresentar ainda algumas complicações, como o agravamento de comorbidades, como a asma, e causar sinusite, otite e até alguns tipos de pneumonia – que se tratadas de maneira inadequada, podem ser fatais, sobretudo em crianças, idosos e pessoas imunocomprometidas – portadores de HIV, transplantados e pacientes com câncer. A doença pode ser transmitida tanto pelo contato com o doente quando ele espirra ou tosse, ou no contato com a saliva, quanto no contato com fezes de animais contaminados.
Vitamina C, alimentação saudável, hidratação e atividades físicas regulares são úteis tanto na proteção contra gripe e resfriado quanto no combate a outras doenças.
Já a Covid-19, cujo período de incubação é de aproximadamente 14 dias, é geralmente transmitida por outro doente a partir do espirro, da tosse ou até mesmo da fala, ao lançar no ar gotículas que podem contaminar outras pessoas. Há ainda a possibilidade de infecção ao tocar em objetos contaminados e depois de levar a mão à boca, mas a ciência já identificou que a contaminação por superfície é mais rara.
Entre os sintomas, comuns à gripe, estão febre, tosse seca e dores de cabeça. Cansaço pode surgir tanto no resfriado quanto na Covid-19. Novas cepas podem abrir portas para infecções secundárias, como pneumonia bacteriana ou doença cardíaca, renal ou pulmonar.
Se alguns desses sintomas surgirem com mais intensidade, procure um médico. É importante saber o que cada um desses sinais indica para adotar o tratamento adequado. Vale lembrar sempre que não existe tratamento precoce para a Covid-19 – para quem ainda não se vacinou (e mesmo para os já imunizados), a melhor prevenção é se cuidar: evitar aglomerações, lavar bem as mãos sempre, usar álcool gel e máscara. Mas é fundamental fazer a avaliação no começo dos sintomas. Assim, será possível adotar o encaminhamento correto para evitar problemas maiores.
Na Rede de Farmácias Nissei você pode realizar exames para detecção da Covid-19 e encontrar itens como máscara e álcool gel para se proteger da doença. Para adquirir esses produtos ou agendar um exame, visite uma de nossas lojas ou acesse nosso site.