Compartilhar
É melhor usar coletor menstrual do que absorventes?
Há Por Anônimo as 16:22 - 17/06/2020 Beleza
Compartilhar
Ainda que exija mais higienização na hora de colocar e tirar, podem ser usados por até 12 horas seguidas; escolher o modelo ideal para o seu corpo é fundamental para adaptação
Trocar os absorventes convencionais de hora em hora ou se preocupar com vazamentos em absorventes internos, pode ser muito desconfortável e até mesmo incômodo para muitas mulheres. Como alternativa mais econômica, que promete mais segurança e, até mesmo mais ecológica, os coletores — ou copos — menstruais vêm ganhando cada vez mais adeptos. Mas, você sabe como usá-lo e quais são as vantagens e cuidados que devemos ter?
Entre seus principais benefícios, está a capacidade de armazenar o fluxo sanguíneo. Ainda que sejam pequenos, os coletores contém uma quantidade significativamente maior de fluxo do que os absorventes, podendo ser usados por até 12 horas seguidas. Desta forma, além de não precisar trocar repetidamente, como acontece, em geral, você pode dormir sem se preocupar com vazamentos noturnos, e também fica mais à vontade para praticar esportes ou atividades que requerem mais esforço físico.
Além de tudo, os coletores também fazem diferença no bolso. Mesmo que inicialmente sejam mais caros, custando, em média, a partir de R$60,00, são mais econômicos a longo prazo, já que têm uma duração de até 10 anos, acabando com a necessidade de comprar absorventes descartáveis.
Por outro lado, deve-se ficar atento a alguns fatores. A dificuldade de higienização pode ser um ponto negativo para muitas mulheres, ainda que existam alternativas para a limpeza e armazenamento. Além disso, a adaptação e segurança também pode ser um processo que requer um pouco de paciência, mas que pode ser adquirida com a prática.
Para isso, é importante encontrar o modelo que mais se adeque ao seu corpo. Em geral, os coletores são divididos em dois tipos: o primeiro, é recomendado para mulheres com mais de 30 anos, em média, ou que já tenham tido filhos. O segundo, é destinado a mulher com menos de 30 anos, em média, ou que ainda não tiveram filhos. Além disso, é possível encontrar outras variações de tamanho, para adolescentes ou mulheres com muito fluxo, por exemplo.
Saiba como usarFeito de silicone medicinal hipoalergênico — semelhante ao material utilizado em próteses mamárias — possui um formato como o de um funil. Para colocar é fácil: com as mãos higienizadas, dobre o coletor e encontre uma posição confortável para introduzi-lo. Assim que inserido, ele abrirá sozinho. É preciso apenas ter atenção para que a haste esteja de fácil alcance para a retirada e que o copo tenha ficado completamente aberto, garantindo que não hajam vazamentos.
Para retirar também não tem segredo: novamente com as mãos higienizadas, pressione levemente a haste, fazendo com que o ar entre e acabe com a pressão. Puxe aos poucos, rotacionando e segurando em meio ao copo, para que o tamanho diminua. Também é importante lembrar que o coletor deve ser esterilizado e higienizado após o fim de cada uso, além de ser de uso individual, mesmo que higienizado.
Lembrando que, assim como a escolha de absorventes convencionais, a opção por coletores menstruais também é particular e, por isso, deve respeitar o corpo e vontade da mulher. Em caso de dúvidas, procure seu médico. A Nissei possui uma variedade de coletores, além de recipientes para armazenamento e esterilização. Os coletores descartáveis você encontra a partir de R$30,90 e, os reutilizáveis, a partir de 59,90. Para mais informações, procure a unidade mais próxima ou entre em nosso site.