Compartilhar
Dicas para lidar com o calor na melhor idade
Há Por Anônimo as 10:25 - 8/11/2019 Melhor Idade
Compartilhar
Longe do ventilador e do ar condicionado, as altas temperaturas são um desafio para todo mundo e é preciso não esquecer dos cuidados com os idosos no calor. De modo geral, as alterações pelas quais o organismo passa com o envelhecimento faz com que a melhor idade seja mais quente do que as fases anteriores.
Como têm menos água no corpo (40% nos idosos, comparado a 60% na população mais jovem), idosos têm mais chances de sofrer com hipertermia (quando o corpo fica muito quente). A parcela mais madura da população também tem menos glândulas sudoríparas, ou seja, não consegue dissipar tão bem o calor através do suor.
Um dos principais cuidados é a hidratação, já que mudanças no corpo fazem com que sintamos menos sede na melhor idade. Por isso, é bom incluir mais água na rotina, mesmo quando não sentimos tanta vontade. Diminuição da quantidade de urina e secura nos lábios e na língua são sinais clássicos de desidratação.
Na hora da exposição ao sol e ao calor, é preciso atenção também à aplicação adequada do protetor solar, aos extremos de temperatura nas horas mais quentes do dia e à intensidade das atividades físicas. Roupas e alimentos leves e frescos ajudam a diminuir a sensação de calor e garantem mais bem-estar na terceira idade, de janeiro a janeiro.