Compartilhar
Dança Comigo? Prática auxilia de inúmeras formas na terceira idade
Há Por Anônimo as 17:00 - 26/12/2019 Melhor Idade
Compartilhar
A dança é uma atividade que faz bem à saúde física e emocional em qualquer idade! Porém, se falamos da terceira idade, a coisa só melhora. Além de evitar a solidão e o isolamento, auxilia também nas funções cardiorrespiratórias.
Nesta fase da vida, corpo e mente passam por grandes mudanças, com algumas limitações físicas. Algumas práticas auxiliam no processo de adaptação até porque, se não houver adequação de hábitos físicos e alimentares, doenças como hipertensão, obesidade e osteoporose, entre outras, podem surgir.
A dança como opção
Antigamente, apenas exercícios como a hidroginástica e a caminhada chegavam a ser recomendados a idosos, justamente por apresentarem impactos físicos reduzidos e intensidade moderada. Hoje em dia, porém, há uma gama de possibilidades e gêneros dentro da dança que cumprem um papel fundamental para saúde e para o aumento da autoestima.
Socialização
Um dos principais diferenciais é estimular o convívio, algo muito importante. Por não terem mais alguns parentes próximos ou mesmo a redução da rotina social, o idoso precisa buscar novas amizades, rir, conversar e, em geral, ter autonomia em um momento do cotidiano que tenha pessoas ao redor.
Cuidados
É necessário se prevenir antes de começar a praticar a dança, no entanto. Um checkup é fundamental, para não haver lesões no início. O idoso deve levar, também, um atestado de saúde ao seu professor de dança, a fim de que se descubra o melhor estilo e forma de treinar as aulas.
Benefícios
Os benefícios e ganhos são muitos, tanto físicos quanto emocionais. Se percebe, em médio prazo, melhora respiratória, cardíaca e muscular. Quem foi sedentário ao longo da vida pode travar um pouquinho no começo, mas em pouco tempo o corpo se acostuma. Então, mãos à obra!