Compartilhar
Controle da Asma
Há Por Anônimo as 18:01 - 23/06/2023 Saúde
Compartilhar
No dia 21/06 foi celebrado o Dia Nacional do Combate da Asma, com um alerta sobre a doença. Esta data coincide com a chegada do inverno, período em que os sintomas se agravam por conta da baixa temperatura e maior permanência em ambientes fechados.
O que é a Asma?
É uma doença pulmonar inflamatória crônica que ocorre no estreitamento dos brônquios (canais que levam ar aos pulmões), dificultando a passagem do ar e provocando contrações ou brônquios espasmos. Quando os brônquios inflamam, segregam mais muco, o que aumenta o problema respiratório. Na asma, expirar é mais difícil do que inspirar, uma vez que ar viciado permanece nos pulmões provocando sensação de sufoco.
Qual o diagnóstico?
Geralmente, o quadro se fecha após relato de várias crises de ar, chiado no peito e tosse seca. Principalmente no período da noite. Para diagnosticar, o médico irá precisar saber sobre as condições ambientais do paciente, bem como histórico familiar. Exames como espirometria, pletismografia e radiografia do tórax poderão ser solicitados para fechamento do quadro.
Causas:
A causa exata da asma ainda não é conhecida, mas acredita-se que é causada por um conjunto de fatores: genéticos (história familiar de alergias respiratórias – asma ou rinite) e ambientais.
Vários fatores podem desencadear ou agravar a asma, tais como: alérgicos (pó domiciliar, ácaros, fungos, pólens, pêlo e saliva de animais, fezes de barata); infecção respiratória viral; agentes irritantes (fumaça em geral e principalmente de cigarro, poluição do ar, aerossóis etc.); variação climática como exposição ao frio; alteração emocional; medicamentos (aspirina, anti-inflamatório não hormonal, beta-bloqueadores); e exercícios. Alguns pacientes asmáticos podem apresentar histórico familiar de asma e ou rinite.
Tratamento:
O tratamento da asma é um programa de parceria entre médico, paciente e familiares, com foco na orientação e identificação dos fatores desencadeantes e agravantes, especialmente no ambiente domiciliar. A maioria dos pacientes com asma é tratada com dois tipos de medicação: a chamada controladora ou de manutenção, para prevenir o aparecimento dos sintomas e evitar as crises de asma e, medicação de alívio ou de resgate, para aliviar os sintomas quando houver piora da asma.
As medicações controladoras reduzem a inflamação dos brônquios diminuindo o risco de crises de asma e evitam a perda da capacidade respiratória futuramente. O uso correto da medicação controladora diminui muito ou até elimina a necessidade da medicação de alívio.
Dicas para evitar crises de asma:
– Cuidar da higiene dos ambientes, para evitar ácaros e pó;
– Evitar contato com substâncias químicas, como tinta, desinfetantes e produtos de limpeza;
– Evitar contato com objetos de pelúcia e outros que facilitem o acúmulo de poeira, bem como cães e gatos;
– Deixar a casa aberta durante o dia para que entre sol;
– Consultar um médico sempre que perceber alguma alteração no quadro clínico;
– Não fumar e não ficar próximo a pessoas que estão fumando.
Siga as nossas redes sociais e fique por dentro de todas as dicas, novidades e ofertas!