Compartilhar
Cinco dicas para evitar má circulação do sangue no inverno
Há Por Anônimo as 12:19 - 14/07/2021 Saúde
Compartilhar
Para manter o corpo aquecido nos dias mais frios, vasos sanguíneos se contraem e dificultam a chegada do sangue às extremidades do corpo. Saiba cinco dicas para evitar má circulação do sangue no inverno.
Sabe aquela dica das mães, de evitar andar descalço em casa, com os pés em contato direto com o chão frio? Ela pode ser muito útil nesses dias de inverno. Porque, além do fato de ninguém querer pisar em um chão gelado em dias de temperaturas baixas, aquecer os pés dilata os vasos sanguíneos dos membros. Esse efeito vai na contramão do que normalmente acontece nos dias frios com o organismo: com objetivo de manter o corpo aquecido, os vasos sanguíneos se contraem, movimento chamado vasoconstrição. O que faz com que o sangue tenha mais dificuldade para chegar às extremidades do corpo, como as pernas e os pés. E isso pode ser um risco à sua saúde.
O estreitamento dos vasos sanguíneos e, consequentemente, a redução do fluxo do sangue às extremidades é conhecido como Fenômeno de Raynaud. Quando isso acontece, há uma redução da oxigenação dos tecidos, e aí a pele pode ficar fria, pálida ou arroxeada (cianótica). Formigamento persistente e dor são sintomas dessa condição, além de feridas nos dedos. Se isso acontecer com você, procure um médico vascular, porque pode ser sinal de algo mais sério.
A doença afeta aproximadamente 3% a 5% da população. A probabilidade é maior em mulheres jovens e pessoas que passaram por algum tipo de estresse emocional e sofrem de ansiedade. O frio também pode colaborar para o agravamento de outras doenças relacionadas à má circulação do sangue, como isquemia cardíaca, hipertensão ou a doença arterial obstrutiva periférica (DAOP). Obesidade, tabagismo, colesterol alto e diabetes são fatores que deixam o corpo mais suscetível ao surgimento de doenças vasculares.
Assim, separamos algumas dicas para que você se mantenha saudável e aquecido durante os dias mais frios e evite problemas de circulação e o agravamento de doenças vasculares:
Alimentação saudável
Sempre! Em qualquer época do ano, em qualquer condição. Mas no inverno, alimentos ricos em fibras ajudam na boa digestão, e isso evita aumento de pressão abdominal e a debilitação das paredes das veias. Isso diminui o risco de prisão de ventre, hemorroidas e varizes. Dê preferência aos alimentos com gorduras poli-insaturadas, encontradas nos peixes (ômega-3 e ômega-6), no milho e nos óleos de soja. Mas atenção: a gordura insaturada precisa ser consumida com moderação.
Hidratação
Beba pelo menos dois litros de água por dia. A boa hidratação auxilia na eliminação de toxinas e incrementa a circulação do sangue pelo organismo.
Fuja do cigarro
O tabaco é um dos agentes responsáveis pela má circulação do sangue já que a nicotina do cigarro prejudica as artérias e favorece o surgimento de varizes. Com as Farmácias Nissei, através dos Serviços Avançados Nissei (SAN), você pode contar com o programa Parar de Fumar, que visa auxiliar o paciente fumante a abandonar a dependência do cigarro. Os pacientes são avaliados pelo farmacêutico que irá identificar o seu grau de dependência da nicotina, definir as metas terapêuticas e realizar aconselhamento comportamental. Saiba mais em nosso site.
Mexa-se
Faça exercícios regulares. Músculos em movimento agem como uma espécie de corações secundários ao comprimir as veias e empurrar o sangue para a parte superior do corpo. E quando estiver na cama, ou mesmo sentado, reserve alguns instantes para manter as pernas para cima. Isso ajuda no retorno do sangue às veias.
Roupas confortáveis
Peças que apertam os músculos das pernas e a cintura podem atrapalhar a circulação do sangue. Sapatos e tênis apertados podem ter o mesmo efeito. Dê preferência a peças que te deixem mais à vontade.
A Rede de Farmácias Nissei conta com uma série de itens para os cuidados com a sua saúde durante o inverno. Para ter acesso a preços promocionais enquanto durarem os estoques, visite uma de nossas lojas ou acesse nosso site.