Compartilhar
Cinco mitos e verdades sobre saúde no inverno que você precisa conhecer
Há Por Anônimo as 23:22 - 7/06/2021 Saúde
Compartilhar
Como você já sabe, o inverno traz com ele dias mais frios e doenças típicas. Além de ser aquele período do ano em que você retira as roupas mais pesadas do armário, e os edredons e cobertores voltam a ser item obrigatório, a temporada é daquelas em que a atenção à saúde é também redobrada. Mas algumas informações acabam sendo transmitidas de geração em geração e viram verdade absoluta, quando de fato não são. Outras são tratadas com menos atenção e, no entanto, precisam ser observadas para evitar problemas.
Assim, fizemos uma lista com mitos e verdades sobre as doenças de inverno, para te deixar melhor informado sobre o que fazer e o que evitar nesses dias de muita roupa e ainda mais vontade de ficar em casa.
Frio causa gripe
Mentira. O que causa a doença é o vírus influenza, e não a queda da temperatura. O frio pode prejudicar o sistema de defesa respiratório, tornando-o mais vulnerável à ação de micro-organismos. Além disso, os dias de temperaturas mais baixas favorecem à manutenção de gotículas no ar por mais tempo, assim como poluentes, o que pode afetar as vias aéreas respiratórias. É também nos dias mais frios que se costuma passar mais tempo em lugares fechados, o que facilita a propagação de vírus e bactérias.
Devido à pandemia e à necessidade de isolamento social, médicos e especialistas observaram uma queda nos atendimentos por conta de problemas respiratórios. Mas é bom continuar alerta: se não puder evitar estar em lugares fechados com mais pessoas (escritórios, estabelecimentos comerciais etc), use máscara e mantenha a higienização das mãos com álcool gel ou água e sabão. E para manter o sistema imunológico fortalecido, alimente-se bem, beba bastante água e cuide do sono.
O inverno dá fome
Verdade. Para se manter aquecido em dias de temperaturas mais baixas, o organismo precisa gastar mais energia. O que faz com que a pessoa sinta mais impulso para se alimentar. Mas é importante estar atento e não ingerir o que vir pela frente sem moderação. O ideal é adotar uma dieta com alimentos com gordura boa: peixes, nozes, ovos, azeitonas, linhaça, abacate e, adivinha, chocolate – neste caso, dê preferência aos amargos ou meio amargos, com maior porcentagem de cacau.
Em compensação, tira a sede
Também é uma verdade. O corpo elimina menos água pelo suor, e isso faz com que a sensação de sede também seja mais amena. O que não quer dizer que você possa beber menos água nos dias mais frios; para compensar, o organismo acaba por eliminar mais água pela urina. Assim, mantenha a orientação que qualquer médico vai lhe passar e siga com pelo menos dois litros de água diários, mesmo nos dias em que a vontade de sair da cama é zero.
Sem calor, sem protetor solar
Mentira. Dias nublados e frios também têm potencial de causar prejuízos a pele do mesmo modo que os ensolarados no verão. Os raios ultravioleta permanecem encontrando a pele quando o sol está escondido entre nuvens e a temperatura está mais amena. Então, continuem com o processo de usar diariamente protetor solar. Em caso de dúvidas sobre qual o mais adequado para o seu tipo de pele, consulte um dermatologista.
Frio da dor nas “juntas”
Verdade. As densidades das articulações – ‘juntas’, no popular –, tendões e ossos são diferentes, o que faz com que as alterações nos níveis de umidade, pressão atmosférica e temperatura do inverno provoquem reações também diferentes nessas partes. Somado a essas reações, o líquido sinovial das articulações tende a ficar mais viscoso nos dias mais frios, e isso prejudica a lubrificação, trazendo então inflamação e dor – no caso de doenças pré-existentes, isso é ainda mais perceptível.
A solução para esse problema é agir de forma preventiva: inclua na sua dieta alimentos anti-inflamatórios – como brócolis, gengibre, alho, limão, uva, pimenta vermelha, açafrão-da-terra e o abacaxi, por exemplo – e fuja dos industrializados, com potencial para causar inflamações no organismo. Você pode também buscar suplementos alimentares que incluam itens como a cúrcuma, que tem propriedades analgésicas e anti-inflamatórias em sua composição.
A Rede de Farmácias Nissei conta com um cardápio completo de itens que podem te ajudar a manter seu corpo preparado para as temperaturas mais baixas. Para saber mais sobre os preços promocionais, válidos para o período enquanto durarem os estoques, visite uma de nossas lojas ou acesse nosso site.