Compartilhar
Banho quente é vilão de pele e cabelos durante o inverno
Há Por Anônimo as 15:59 - 19/05/2020 Beleza
Compartilhar
Além de deixar o aspecto de ressecamento, a alta temperatura da água também pode aumentar a oleosidade; escolha certa dos produtos é ideal para garantir a hidratação
Nada melhor do que um banho quente para relaxar o corpo e a mente depois de um dia de trabalho, principalmente no inverno. Contudo, é preciso ter cuidado: ainda que momentaneamente possa trazer a sensação de conforto, a temperatura da água tem forte influência na saúde da pele e cabelos.
Isso porque, ainda que exista diferença entre os tipos de pele, em geral, o banho quente pode tirar a oleosidade natural da pele, deixando-a mais ressecada, sem uma textura suave e macia. No caso do rosto, o hábito pode causar o efeito contrário, já que a pele seca estimula as glândulas sebáceas, resultando em uma maior oleosidade, sem que a pele esteja realmente hidratada.
Por isso, banhos quentes não devem fazer parte da sua rotina. Mas pode ficar tranquila, a água não precisa ser, necessariamente, gelada. Temperaturas médias ou mornas já suficientes para impedir os efeitos de ressecamento e oleosidade excessiva.
Outra dica importante está em saber escolher os produtos. Sabonetes feitos com detergentes sintéticos, por exemplo, possuem uma maior ação hidratante. Para o pós banho, cremes à base de ureia, alantoína, glicerina, ceramidas e pantenol são os mais indicados para a hidratação.
Em relação aos cabelos, o efeito é semelhante: com a água quente, as glândulas sebáceas produzem mais secreção e a oleosidade dos fios também aumenta. Além disso, o maior estímulo de produção também está diretamente ligado com a dermatite seborreica, responsável por provocar a queda de cabelo e a descamação do couro cabeludo — as famosas caspas.
Para estes casos, a recomendação também é escolher shampoos e condicionadores com maior potencial hidratante ou com efeitos específicos para cada problema, como caspa ou queda — sempre lembrando de retirar completamente o produto no banho.
Se possível, a dica é deixar os cabelos secarem naturalmente após a lavagem, já que as temperaturas de secadores também são prejudiciais. Caso opte por secá-los, é fundamental utilizar, antes, um protetor térmico, já que o produto evita que o calor do aparelho danifique os fios.
Em caso de dúvidas, procure um dermatologista. Lembrando que a Nissei possui uma variedade de cosméticos, específicos para cada tipo de pele ou cabelo. Procure a unidade mais próxima ou entre em nosso site e conheça nossos produtos.