Atorvastatina Cálcica 40mg Medley 30 Comprimidos
Indicação:
A Atorvastatina Cálcica é indicada para o tratamento de diferentes formas de hipercolesterolemia, incluindo o aumento isolado do colesterol, elevação conjunta com triglicérides e redução do HDL (colesterol “bom”). Também é recomendada para casos de dislipidemias de origem genética, como a hipercolesterolemia familiar homozigótica ou disbetalipoproteinemia, especialmente quando a resposta a dieta e outras abordagens não medicamentosas não for suficiente.
Além disso, é utilizada como medida de prevenção secundária em pacientes com histórico de síndrome coronariana aguda, ajudando a evitar novos eventos cardiovasculares. Também pode ser usada na prevenção de complicações cardíacas em pessoas com múltiplos fatores de risco, como tabagismo, hipertensão, diabetes, HDL baixo ou histórico familiar de doença cardíaca precoce, mesmo que não tenham doenças cardiovasculares diagnosticadas.
É indicada ainda para reduzir o risco de infarto não fatal, acidente vascular cerebral, necessidade de procedimentos de revascularização, hospitalização por insuficiência cardíaca e episódios de angina em pacientes com doenças cardíacas ou coronarianas.
Como funciona:
A Atorvastatina Cálcica atua reduzindo a produção de colesterol pelo fígado, o que leva à diminuição das frações prejudiciais como LDL-C, VLDL-C, apolipoproteína B e triglicérides, ao mesmo tempo que promove aumento dos níveis do HDL-C, considerado benéfico. Dessa forma, contribui para o controle das taxas de gordura no sangue e para a prevenção de doenças cardiovasculares.
Contraindicação:
Este medicamento não deve ser utilizado por pessoas com alergia a qualquer componente da fórmula, portadores de doenças hepáticas ativas ou com elevações inexplicadas e persistentes das enzimas hepáticas que ultrapassem três vezes o limite normal. É contraindicado durante a gravidez e lactação, bem como por mulheres em idade fértil que não estejam utilizando métodos contraceptivos eficazes.
O uso também não é recomendado para menores de 10 anos. Adolescentes e mulheres em idade fértil só devem utilizar este medicamento quando houver garantia de que não há risco de gravidez, sendo imprescindível o esclarecimento sobre os possíveis riscos ao feto.
ESTE PRODUTO É UM MEDICAMENTO, SE PERSISTIREM OS SINTOMAS, O MÉDICO DEVERÁ SER CONSULTADO. SEU USO PODE TRAZER RISCOS. PROCURE O MÉDICO E O FARMACÊUTICO. LEIA A BULA.