Compartilhar
Você sabe o que é andropausa?
Há Por Anônimo as 14:47 - 10/02/2020 Melhor Idade
Compartilhar
Conhecida como “a menopausa dos homens”, é o declínio de produção do hormônio masculino; pode causar ganho de peso, diminuição da libido e até alterações no humor
Não é difícil identificar quando as mulheres estão entrando na menopausa. Durante esse período, além da interrupção do ciclo menstrual, os níveis dos hormônios estrogênio e progesterona caem rapidamente, e sintomas como calor, insônia e irritabilidade começam a aparecer. Mas para os homens, você sabe quando as taxas hormonais começam a cair e qual a melhor época para procurar um médico?
Popularmente conhecida como andropausa, a Disfunção Androgênica do Envelhecimento Masculino (DAEM) é um distúrbio hormonal que surge, geralmente, a partir dos 40 anos, e é caracterizado pela queda dos níveis de testosterona e outros sintomas como ganho de peso, diminuição da libido e alterações do humor.
Popularmente conhecida como andropausa, a Disfunção Androgênica do Envelhecimento Masculino (DAEM) é um distúrbio hormonal caracterizado pela queda dos níveis de testosterona e outros sintomas como ganho de peso, alterações do humor, perda de energia, libído e agilidade física. Segundo a Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia, diferente das mulheres, onde geralmente por volta dos 45-55 anos entram na menopausa, para o homem não há previsão em qual idade passam a ocorrer os sintomas, podendo ser mais gradual e se estender por décadas além de o estresse, álcool, obesidade, acidentes e infecções influenciarem para que seja desencadeada.
Ainda assim, é importante procurar um médico para um diagnóstico completo, uma vez que sintomas semelhantes podem indicar a existência de tumores ou níveis inadequados de prolactina, por exemplo. Vale lembrar que nem todos os homens sentem o efeito da queda das taxas hormonais e, além disso, manter uma rotina de hábitos saudáveis, como a prática regular de exercícios físicos, controle da pressão arterial, alimentação balanceada e não fazer o uso de cigarros, é um grande aliado.
Caso a DAEM seja confirmada, o tratamento consiste no uso de medicamentos. Os níveis de testosterona podem ser normalizados com fórmulas injetáveis ou então em gel. É importante lembrar que não se deve realizar a automedicação sem a aprovação de um especialista, uma vez que o uso incorreto pode ocasionar doenças cardíacas e, até mesmo, infertilidade.
Além de toda a linha de medicamentos, a Nissei também conta com o serviço de manipulação, que podem lhe ajudar especificamente no que precisa. Converse com seu médico e busque mais informações com a nossa equipe em qualquer uma de nossas lojas.