Compartilhar
Tecidos que matam vírus realmente funcionam?
Há Por Anônimo as 18:44 - 11/09/2020 Covid-19
Compartilhar
Ainda que não possuam sua eficácia completamente comprovada, tecnologia promete eliminar, em poucos minutos, agentes infecciosos
O que antes era incomum, hoje já faz parte do dia a dia. O uso de máscaras se tornou um item obrigatório do vestuário, em decorrência da pandemia da Covid-19. A novidade agora, no entanto, é um tecido que promete acabar com o coronavírus.
Ainda que a tecnologia possa variar conforme o fabricante, o método segue o mesmo: quando o tecido entra em contato com os agentes virais — incluindo o da Covid-19 — seria capaz de romper as camadas dos vírus, eliminando-os em poucos minutos, como ocorre de forma semelhante ao contato com o sabão. De acordo com a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP), o material foi capaz de eliminar 99,9% da quantidade dos vírus em testes de laboratório.
A tecnologia pode ser desenvolvida de duas maneiras. Em primeiro lugar, com uma alteração na composição dos fios, introduzindo substâncias com propriedades antivirais. Assim, o material é capaz de romper e neutralizar camadas dos vírus.
Em segundo lugar, a neutralização se dá por meio de uma imersão do tecido em produtos químicos, com componentes protetores. Em contrapartida, neste caso, a ação do material pode ser diminuída com o tempo: calor extremo, atritos ou até mesmo as lavagens — entre 20 a 50 — reduzem a efetividade.
Ainda assim, é preciso ter cautela. Mesmo que sejam uma boa resolução para o problema da transmissão do novo coronavírus, os produtos ainda não possuem sua eficácia completamente asseguradas. Além disso, os tecidos também não garantem proteção total contra a contaminação.
Somadas às máscaras, outras peças também podem ser fabricadas com esse tipo de tecnologia. Vale ressaltar ainda que o tecido é para uso individual, e não deve ser utilizado como produto de limpeza. Portanto, não deve ser manipulado para a higienização de ambientes ou superfícies.
A Nissei já está disponibilizando máscaras com tecido antiviral em suas unidades. Para saber mais, acesse nosso site