Dia Mundial da Conscientização do Autismo
Por Anônimo as 10:00 - 2/04/2023 Infantil
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O dia 2 de abril foi criado e definido como o Dia Mundial da Conscientização do Autismo, uma data voltada para a conscientização sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA).
O que é?
O transtorno do espectro autista (TEA) é um distúrbio do neurodesenvolvimento caracterizado por desenvolvimento atípico, manifestações comportamentais, déficits na comunicação e na interação social, padrões de comportamentos repetitivos e estereotipados, podendo apresentar um repertório restrito de interesses e atividades.
Sintomas do Autismo na infância
Sintomas do Autismo nos primeiros meses de vida:
– Ausência de choro em solidariedade a outro bebê.
– Desatenção à voz humana.
– Preferência por objetos, perante à face humana.
– Não há preferência entre um rosto sorridente, triste ou bravo.
– O olhar não acompanha o afastamento da mãe.
– Ausência de sons vocais.
– O bebê não olha nos olhos da mãe durante a amamentação.
– O bebê não imita ações humanas como sorrir, bocejar ou mostrar a língua.
– O bebê não estende os braços para pedir colo.
Sintomas do Autismo no 1º ano de vida
– Não procura pelos pais, enquanto os chama verbalmente.
– Não dá “tchauzinho”.
– Ainda não pronunciou nenhuma palavra compreensível.
– Movimenta-se sem uma direção determinada.
– Não indica nenhum desejo.
– Não apresenta curiosidade pelas pessoas.
Sintomas do Autismo aos 2 anos:
A partir do segundo ano os sinais ficam um pouco mais evidentes.
– A criança costuma não indicar desejos e quando o faz, usa a mão de terceiros para apontar.
– Tem dificuldade em prestar atenção quando lhe apontam um objeto.
– Não atende quando lhe chamam.
– Não consegue demonstrar as emoções através de gestos e expressões faciais.
– A criança é vista como “independente”.
– A criança busca se isolar dos demais.
– Apresenta dificuldade durante festas e em ambientes com ruídos.
Sintomas do Autismo entre 3 e 5 anos:
Normalmente a partir dessa faixa etária a família já percebeu que algo está diferente e passa a buscar orientação.
– Comumente a criança já apresentou atraso na fala e ao frequentar a escola, surgem reclamações sobre seu comportamento.
– Em alguns casos, estava indo tudo bem e a criança subitamente tem a fala suspensa.
– 50% dos autistas não desenvolvem a linguagem até essa fase.
– Ausência de contato visual, ou não o fazem de maneira eficaz.
– Expressões faciais escassas.
– A criança não aponta.
– Age como se não ouvisse.
– Apenas uma minoria compreende ordens complexas.
– Costuma brincar com partes de brinquedos.
– Fascinação por objetos que giram.
– Enfileira brinquedos.
– Algumas crianças brincam de forma adequada, porém têm dificuldade em brincar com outra criança da mesma idade. Estabelece uma rotina para si e para os outros.
– Desgosto em mudar trajetos e a mobília da casa.
– Sensibilidade a alguns tipos de sons.
– Recusa alimentos com texturas diferentes.
– Dificuldade em fazer a transição de alimentos pastosos para sólidos.
– Dificuldades com texturas e etiquetas de roupas.
Sintomas do Autismo na vida adulta:
– Falta de jeito ao se relacionar com os demais.
– Comportamentos repetitivos.
– Dificuldade em conversar.
– Dificuldade em fazer ou manter amizades íntimas.
– Desconforto durante o contato visual.
– Desafio ao lidar com emoções.
– Interesse extremo em um tópico em particular.
– Monólogos frequentes sobre o mesmo assunto ou assuntos.
– Hipersensibilidade a sons ou cheiros que não parecem incomodar os outros.
– Preferência por atividades solitárias.
– Problemas para ler as emoções dos outros.
– Dependência de rotinas diárias e dificuldade em lidar com mudanças na rotina.
– Ansiedade social.
Quais são os tipos de autismo?
Síndrome de Asperger
A síndrome de Asperger está na extremidade mais branda do espectro autista, pois a inteligência pode ser mais alta e a capacidade de realizar as atividades diárias é preservada. No entanto, a dificuldade na interação social é muito comum.
Transtorno invasivo do desenvolvimento
Esse diagnóstico incluía a maioria das crianças com autismo mais grave do que a síndrome de Asperger, mas não tão grave quanto o transtorno autista.
Transtorno autista
Este termo mais antigo era usado para diagnosticar pessoas com os mesmos sintomas da síndrome de Asperger e do Transtorno invasivo do desenvolvimento, com um nível mais grave.
Transtorno desintegrativo da infância
Esse era o diagnóstico para os casos mais graves do espectro — crianças que se desenvolvem normalmente e depois perdem as habilidades sociais, de linguagem e cognitivas, geralmente entre 2 e 4 anos.
Quais os principais níveis de autismo?
Além dos diferentes tipos de autismo, também existem variações em relação aos níveis de gravidade. Eles são:
Nível 1 (Leve)
Apresentam dificuldades para iniciar a relação social com outras pessoas e podem ter pouco interesse em interagir com os demais, apresentando respostas atípicas ou insucesso a aberturas sociais. Em geral, apresentam dificuldades para trocar de atividades e problemas de planejamento e organização.
Nível 2 (Médio)
Podem apresentar um nível um pouco mais grave de deficiência nas relações sociais e na comunicação verbal e não verbal. Têm limitações em iniciar interações sociais e prejuízos sociais aparentes mesmo com a presença de apoio.
Além disso, são mais inflexíveis nos seus comportamentos, apresentam dificuldades com a mudança ou com os comportamentos repetitivos e sofrem para modificar o foco das suas ações.
Nível 3 (Grave)
Nesse nível, existem déficits bem mais graves em relação à comunicação verbal e não verbal, além de dificuldades notórias para iniciar uma interação social, com graves prejuízos de funcionamento.
Também apresentam dificuldade extrema em lidar com a mudança e com comportamentos repetitivos, o que interfere de forma mais acentuada no seu funcionamento. Ainda contam com grande sofrimento para mudar o foco das suas ações.
Como é feito o diagnóstico?
O diagnóstico do transtorno do espectro autista é clínico e avaliado por meio dos comportamentos e desenvolvimento da pessoa. É importante procurar um especialista o mais rápido possível em caso de dúvidas, para que o diagnóstico seja feito rapidamente. Assim, é possível começar o tratamento e acompanhamento do paciente o quanto antes, contribuindo para o desenvolvimento e qualidade de vida.
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