Como aumentar o seu nível de vitamina D no inverno?
Por Anônimo as 15:57 - 31/08/2021 Saúde
Compartilhar
A vitamina D é produzida naturalmente no organismo através da exposição da pele à luz solar, mas no inverno a absorção da vitamina D pelo sol pode ser difícil por causa dos dias nublados e chuvosos. Selecionamos algumas dicas e informações importantes sobre a vitamina D, que você não pode deixar de ler!
A deficiência de vitamina D pode causar
- Alterações ósseas
- Baixa imunidade
- Fadiga sem motivo aparente
- Dores nas costas e nos ossos
- Perda de cabelo
- Dor muscular
- Osteomalácia
- Osteoporose nos adultos, e raquitismo nas crianças
Como vimos, a deficiência da vitamina está ligada a uma série de doenças, além das autoimunes, e as infecções do trato respiratório. O baixo nível da Vitamina D pode aumentar o risco de desenvolver Alzheimer, alguns tipos de câncer, diabetes mellitus e hipertensão.
A vitamina D favorece muitas funções no organismo
A vitamina D contribui para o sistema imune funcionar bem e isso é de muita importância para ajudar o organismo num momento de doença. Além que auxilia também a:
- Absorção do cálcio no intestino;
- Fortalecer ossos e dentes;
- Prevenir diabetes;
- Melhorar o sistema imune;
- Melhorar da saúde cardiovascular;
- Prevenir diversas doenças como: depressão, diabetes, câncer e doenças cardíacas.
O que fazer para aumentar os níveis?
Tome sol diariamente por 15 minutos se for branco.
Para peles morenas ou negras de 30 minutos a 1 hora, pois quanto mais escura a pele, mais difícil é a produção de vitamina D.
Uma atenção especial aos idosos
Eles precisam de pelo menos 20 minutos ao sol para produzir quantidades adequadas dessa vitamina.
O melhor horário para exposição
Antes das 10 horas da manhã e depois das 15 horas da tarde é o horário ideal, mas deve-se expor com moderação para evitar queimaduras, especialmente após as 11h.
Indica-se uma exposição de cerca de 25% da superfície corporal ao sol, ou seja, expor os braços e as pernas ao sol. O banho de sol deve ser feito ao ar livre, e sem barreiras como vidros de carros, para que os raios ultravioleta B (UVB) atinjam diretamente a pele.
Alimentação
Também é possível obter a vitamina por meio do consumo de alguns alimentos de origem animal, como peixes, gema de ovo e leite, porém, não fornecem a quantidade necessária diariamente desse nutriente.
Caso precise de complemento, você pode consumir comprimidos de vitamina D para manter a produção da vitamina em equilíbrio no seu organismo. Você também encontra em iogurte e leite fortalecido!
Como saber como está meu nível de Vitamina D?
Faça seu exame na Nissei! É seguro e indolor! Resultado rápido e com tecnologia exclusiva!
Pessoas com osteoporose ou com doenças do sistema digestório como doença inflamatória intestinal, doença celíaca e doenças no fígado, tem que ficar de olho no nível da vitamina D no corpo.
O exame também é indicado para idosos, obesos, pessoas com quadro de raquitismo, grávidas, pessoas com hiperparatiroidismo, ou que fazem uso de medicamentos que interferem no metabolismo da vitamina D. Contraindicações: O teste não é recomendado para investigação de hipervitaminose ou para pesquisa de risco de toxicidade. Agendamento obrigatório pelo site.
Agora que você já sabe tudo sobre aquisição de Vitamina D durante o inverno, fique por dentro também das principais novidades e ofertas, seguindo as nossas redes sociais!

