Compartilhar
Eu só quero chocolate!
Há Por Anônimo as 2:28 - 25/03/2021 Saúde
Compartilhar
De boa qualidade e com moderação, alimento faz bem ao fluxo sanguíneo, reduz colesterol, elimina tensão e traz sensação de bem-estar
“Não quero chá, não quero café, não quero coca-cola, me liguei no chocolate”, cantava Tim Maia em… “Chocolate”, música de 1971. Tim Maia sabia das coisas, não à toa será para sempre lembrado como o maior cantor da música negra produzida no Brasil. Ele sabia bem que um chocolate quente, um bombom ou uma barrinha vão bem a qualquer hora do dia.
Sabe por que? Estudo realizado pelo Instituto Nacional de Agronomia da França identificou que o chocolate é rico em vitaminas, esteróis, alcaloides, fosfolipídios, polifenóis e antioxidantes. O que faz com que o consumo moderado do alimento – à base de cacau, carboidratos, proteína, gordura, fibras e minerais – traga benefícios à saúde. Entre eles, a sensação de bem estar, melhora do fluxo arterial, redução dos danos de acidente vascular cerebral, redução de dores e de tensão.
Alguns carros trazem colados no vidro de trás o adesivo com a frase “Tá estressado? Vá pescar!”. Se sentar à beira do rio e esperar horas não é a sua, aproveite a proximidade da Páscoa e troque a pesca pelo chocolate.
Pesquisa realizada na Suíça convocou pessoas que estavam passando por níveis elevados de estresse para comerem chocolate todos os dias. Por duas semanas, os voluntários saborearam 40 gramas de chocolate amargo diariamente. Os pesquisadores fizeram coletas da urina e do sangue das “cobaias” antes e depois do experimento para avaliar o nível de cortisol, o hormônio do estresse. Depois dos 14 dias, todos os participantes registraram queda no nível de estresse.
Como conclusão, o levantamento destacou que o consumo diário de chocolate amargo apresentou modificação significativa no metabolismo dos participantes, observado pela redução dos níveis de hormônios associados ao estresse e normalização dos sinais sistêmicos de estresse.
Já um estudo da Escola de Medicina de Harvard, nos Estados Unidos, convidou 60 idosos na casa dos 75 anos para medir a capacidade de raciocínio e memorização. Colhidos os resultados, o grupo passou a tomar diariamente duas xícaras de chocolate quente; enquanto metade tomou a bebida com baixo teor de flavonoides (presente em chocolate meio amargo), a outra bebeu doses com teor mais alto da substância.
Os pesquisadores então refizeram o teste de memória e raciocínio, e identificaram que os resultados foram melhores que os obtidos no primeiro teste. A constatação é que, seja com muito ou pouco flavonoide, o chocolate melhora o fluxo sanguíneo no cérebro.
É importante saber, no entanto, que o consumo exagerado de chocolate pode causar doenças como a diabetes, devido ao aumento de glicose no sangue e gordura vegetal hidrogenada (a temida gordura trans) no organismo, que aumenta os riscos de doenças cardiovasculares (derrame e infarto).
Então, já que a Páscoa está aí, não se furte de saborear (com moderação) um bom chocolate, sejam bombons, em barra ou nos tradicionais ovos da temporada. Procure produtos de boa qualidade, dê preferência por amargo e meio amargo (se possível, com pelo menos 70% de cacau), já que neles estão a melhor relação entre a porcentagem de cacau e o total dos outros nutrientes – mais rico em antioxidante que previne envelhecimento precoce e protege as células, e a quantidade de cacau presente neles ajude no combate ao colesterol e previne trombose – e com baixa quantidade de açúcar (10 gramas ou menos) . Ele será um bom companheiro para aliviar a tensão do momento que, embora triste e preocupante, vai passar.
Na Rede de Farmácias Nissei você encontra uma linha completa de chocolates em diversos formatos, e demais produtos para adoçar a sua Páscoa. Para conhecer o cardápio de itens disponíveis, visite uma de nossas lojas ou acesse o nosso site.